Tecnologia

Veja produtos de marcas famosas recolhidos pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recolheu e suspendeu a comercialização, a distribuição e o uso de diversos produtos recentemente. Detergente, suplemento alimentar e pomadas para cabelo estiveram na mira do órgão.

Detergente com cheiro de podre
A Anvisa suspeudeu lotes do detergente Ypê, em maio, por potencial risco de contaminação microbiológica. A medida afeta todos os detergentes Ypê Clear Care, Coco, Capim Limão, Limão, Maçã e Neutro fabricados nos meses de julho, agosto, setembro, novembro e dezembro do ano de 2022, com final de lote identificado por 1 ou 3. Nas redes sociais, consumidores afirmaram que o detergente estava com “cheiro podre”. Outros comentários, que vinham sendo publicados desde 2023, classificaram o produto com odor de esgoto, carniça, entre outros.

Os detergentes foram suspensos “devido à identificação de desvio em resultado de análise de monitoramento de parâmetro de produção que ensejam potencial risco de contaminação microbiológica”, diz a resolução da Anvisa. De acordo com a Química Amparo, foi verificada, em alguns lotes específicos, “a possibilidade de descaracterização em seu odor tradicional, sem risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos perceptível ao olfato”, diz a empresa em nota. A Química Amparo ainda destaca que não há proibição de comercialização do produto, e sim o bloqueio e recolhimento exclusivamente dos lotes indicados na ação voluntária da empresa.

Suplemento alimentar com ‘partículoas estranhas’
Em março, a Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e uso de quatro lotes do Suplemento Alimentar de Bacillus claussi da marca Neogermina. A medida foi motivada pelo comunicado de recolhimento voluntário encaminhado pela empresa Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica SA – CNPJ: 05.161.069-0001-10, devido à presença de partículas estranhas nos referidos lotes (desvio de qualidade no produto)

Pomadas capilares que podem causar cegueira
No fim do ano passado, a Anvisa cancelou 1.266 pomadas destinadas à fixação ou modelagem de cabelos, conforme publicado no Diário Oficial da União de 29 de dezembro Essa ação integra uma série de iniciativas adotadas pela agência desde o início do ano com o objetivo de assegurar a segurança dos produtos, em resposta a relatos de efeitos adversos graves associados ao seu uso, como queimaduas nos olhos com risco de causar cegueira

Outros produtos recolhidos pela Anvisa
No ano passado,vários produtos de marcas famosas também foram recolhidos pela Anvisa. A lista inclui 2,2 milhões de garrafas de sidra com fragmentos de vidro na bebida, que podem provocar cortes na boca ou em partes do intestino se ingeridos. Atum enlatado e marca de leite também foram alvo da Anvisa

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo