É de nosso saber que, infelizmente, vivemos em uma sociedade bastante desigual e sem as mesmas oportunidades para todos. Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, dois grandes filantropos brasileiros, acreditam que através da filantropia é possível mudar esse cenário de forma efetiva e radical. Para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura!
Você já sabe o que é filantropia?
É muito comum falarmos sobre filantropia, mas sem sabermos, de fato, o que isso significa. Nesse sentido, Wemerson Paneguini explica que a filantropia é entender os problemas sociais que existem e criar ações que vão até a raiz do problema, buscando a melhoria e a mudança para uma sociedade mais justa em todos os setores.
De maneira simplificada, quando falamos de filantropia, estamos falando de ações que visam o bem comum e da sociedade, sem a espera de retornos financeiros ou quaisquer prestígios. Entretanto, não devemos comparar a filantropia com o trabalho social, afinal, como dito anteriormente, a filantropia busca a transformação da sociedade agindo nos pontos cruciais para isso.
Qual é o impacto social da filantropia?
De acordo com Ana Lúcia Lopes Paneguini, a filantropia pode ser realizada nos mais diversos setores. Ou seja, encontramos filantropos comprometidos com a educação, outros com a saúde, alguns mais com o incentivo ao esporte, com o direito à moradia e diversas outras opções que visam a dignidade de pessoas que se encontram em situações de vulnerabilidade.
Sendo assim, a filantropia é um pilar que faz toda a diferença na sociedade. Afinal, segundo Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, as ações governamentais e as políticas públicas, nem sempre contemplam todo o público que, de alguma forma, precisam desse olhar mais empático e de auxílios para que exerçam sua cidadania de forma plena, assim como todos os outros.
Por que se tornar um filantropo?
Ana Lúcia Lopes Paneguini explica que se tornar um filantropo é assumir um compromisso com a sociedade e com seu próximo. Essa é uma forma de você se tornar um agente da transformação que deseja ver na sociedade. Partir para ação é o que, de fato, transforma o mundo. Além disso, se tornar um filantropo amplia sua visão de mundo e te torna uma pessoa mais sensível e empática com o seu semelhante.
Como se tornar um filantropo?
Muitas pessoas acreditam que apenas grandes empresas e milionários podem ser filantropos. Entretanto, Wemerson Paneguini explica que para ser um filantropo, basta estar comprometido com alguma causa social e desenvolver ações que sirvam como auxílio para instituições que não recebem ajudas governamentais e contam com voluntários.
Escolha uma causa e se torne um filantropo, o mundo espera por você!