A segurança é um dos fatores que ocupam o primeiro lugar na gestão de Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes que foi vereador por 2 mandatos. À vista disso, a implementação do Centro de Operações Integradas se fez iminente para levar maior segurança aos seus munícipes, diminuindo a violência na região. Você já se perguntou como a prefeitura pode garantir maior segurança para a cidade? Continue lendo e conheça o Centro de Operações Integradas!
O que é o Centro de Operações Integradas?
Primeiramente, vamos entender o que é esse recurso de segurança. O Centro de Operações Integradas (COI), compreende um centro físico de vigilância por câmeras de tecnologia de ponta, que integra todas as forças de segurança da cidade. Em Mogi das Cruzes ele reúne forças da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, fazendo com que ninguém entre ou saia do município sem ser identificado.
Pensando em reduzir a violência, infelizmente muito presente em grandes centros urbanos, Caio Cunha, um dos 100 prefeitos mais visionários das Américas, segundo a Bloomberg Philanthropies, implementou esse recurso em Mogi das Cruzes. Assim, a cidade é monitorada por câmeras que enviam as imagens em tempo real para o centro de monitoramento com funcionalidade de 24 horas por dia.
Como esse tipo de monitoramento leva maior segurança aos cidadãos?
Muitas pessoas ficam mais aliviadas ao avistarem as câmeras espalhadas pela cidade, sabendo que estão mais seguras devido ao constante monitoramento, que visa o bem-estar social. Afinal, o uso do monitoramento por câmera é integrado a um banco de imagens que permite aos profissionais da segurança pública acompanhar em tempo real as movimentações na cidade, reduzindo a propagação de crimes e acidentes.
Em Mogi das Cruzes a implementação do COI, pela gestão do prefeito Caio Cunha, proporcionou diversos adendos para os mogianos. Com essa ferramenta inteligente é possível acompanhar o tráfego de pessoas e veículos, ajudando a identificar automóveis roubados, agressões e pessoas desaparecidas. Ademais, com esse sistema também ficou mais fácil para a polícia realizar a apreensão de foragidos da justiça.
Qual a contribuição do COI para os cidadãos?
Com a implementação de câmeras pela cidade os cidadãos tendem a ficar mais atentos com suas ações, aumentando a aquisição de uma condução preventiva. Dessa forma, as estatísticas mostram uma queda significativa no número de mortes por acidentes de trânsito no município, no qual a porcentagem decaiu aproximadamente 50%. Além disso, há uma tendência dos mogianos se sentirem mais seguros em relação aos furtos, o que os faz dirigir com mais calma.
O monitoramento constante por Mogi das Cruzes foi estrategicamente pensado pelo prefeito Caio Cunha, também empresário e autor do livro “Eles Ocuparam a Cidade”, para promover maior segurança aos seus cidadãos. Assim, os dados de violência do município reduziram consideravelmente, diminuindo as tentativas de homicídio, lesão corporal, os registros de violência e as tentativas de crimes contra o patrimônio.
Conclui-se assim que graças a gestão de Caio Cunha, político três vezes mais votado em Mogi das Cruzes (2016, 2018 e 2020), e seu investimento do Centro de Operações Integradas para a cidade, a população mogiana pode ter uma vida mais tranquila. Lembre-se que as câmeras não possuem o objetivo de punir os cidadãos, e sim de tornar o seu tráfego nas ruas mais seguro, seja ele realizado a pé ou com um transporte.