Para o Dr. Eduardo Augusto da Hora Gonçalves, o Direito é uma área que trata da vida em sociedade, assim como, a Sociologia, Filosofia etc. Por esse motivo, a área vem ganhando muita atenção em produções televisivas e cinematográficas, sendo o cinema o ramo que mais aborda os desafios desse campo profissional. Confira, a seguir, os principais filmes que todo estudante de Direito deve conhecer.
A firma, 1993
Se você procura por uma boa dose de suspense e reflexões importantes para a profissão, vale a pena assistir esse filme. O advogado Eduardo Augusto da Hora Gonçalves comenta que o longa vai causar uma reflexão profunda no estudante de Direito sobre as questões de ética. O filme é estrelado por Tom Cruise sob a direção de Sydney Pollack e nos ajuda a entender melhor a importância de fazer escolhas certas para a carreira profissional e ainda ajuda a enxergar melhor a relação entre advogado e cliente.
Na história do filme, é possível acompanhar a vida de Mitch McDeere, um advogado, interpretado por Tom Cruise, que está no início da carreira profissional e recebe uma oferta para trabalhar num escritório de advocacia muito famoso. Contudo, após um certo tempo de trabalho no escritório, ele descobre que a firma está envolvida em muitos negócios ilegais. No entanto, todos aqueles que são contra as políticas da empresa e tentam sair, acabam morrendo misteriosamente.
A qualquer preço, 1998
Neste filme estrelado por John Travolta, conhecemos a história de seu personagem, o advogado Jan Schlichtmann, que só aceita causas que ofereçam algum retorno financeiro em troca, mas isso significa que ele pretende de fato ganhar o julgamento. No longa, o jogo vira quando ao assumir um dos casos, o advogado sobre uma mudança no seu modo de pensar e agir. Mudando assim, o seu modo de atuação, deixando de visar o lucro em detrimento dos interesses de seus clientes.
Além disso, o Dr. Eduardo Augusto da Hora Gonçalves comenta que esse filme é interessante, pois traz uma reflexão importante sobre alguns valores, tais como: honestidade, comprometimento e ética. Também mostra o conflito de interesses e a real função da advocacia para todos os ramos de atuação.
12 homens e uma sentença, 1957
Por último, não poderia faltar o filme “12 homens e uma sentença”, um verdadeiro clássico do cinema internacional “, conforme comenta o advogado Eduardo Augusto da Hora Gonçalves, já que o filme é muito mais do que um filme sobre Direito, é uma verdadeira obra de arte.
O longa é dirigido por Sidney Lumet, conta com as grandiosas atuações de Henry Fonda e Martin Balsam. No filme é estabelecida uma questão complexa sobre: é possível culpar uma pessoa de matar o próprio pai, quando 11 pessoas do júri não acreditam em sua inocência? Esse filme é muito importante para os futuros advogados, pois nele é possível observar as habilidade de persuasão e argumentação que são extremamente necessárias para os advogados. Por fim, não deixe de tirar um tempo dos estudos para assistir a esses filmes maravilhosos e bastante enriquecedores para a formação jurídica.