Noticias

Como surgiram 6 marcas famosas

  1. Nike zoom_out_map

1/6 (Getty Images)

Fundada em 1972 pelo treinador de atletismo universitário Bill Bowerman e seu sócio, Phil Knight, a Nike tem o nome inspirado na deusa da vitória, Nice (Niké). Segundo a mitologia grega, Nice era capaz de correr e voar em grandes velocidades. Apropriadíssimo para uma marca nascente, que chegava para concorrer com a alemã Adidas, sua principal rival até hoje. Inicialmente uma linha da marca Swoosh, segundo nome adotado pela empresa de Bowerman e Knight – o primeiro foi Blue Ribon Sports -, a Nike tem um dos símbolos gráficos mais originais e sintéticos do mercado. Semelhante a uma asa em referência à deusa Nice, o logotipo foi criado pelo jovem estudante de design gráfico Carolyn Davidson em 1971, e vendido por apenas 35 dólares à empresa. A marca vale hoje 13,706 bilhões de dólares.

  1. Chanel nº5 zoom_out_map

2/6 (Getty Images)

Criada para a grife da francesa Coco Chanel, Chanel nº 5 foi assim chamado porque 5 era o número da sorte da estilista. Não satisfeita em usar o algarismo na marca, Coco Chanel escolheu o dia 5 de maio de 1921 para lançar o produto. Vaidades à parte, foi, na verdade, Marilyn Monroe a responsável por fazer com que a fragrância ficasse famosa. Certa vez, em uma entrevista, a atriz foi questionada sobre o que vestia para dormir. Marilyn respondeu: “apenas três gotas de Chanel nº 5”.

  1. Yahoo! zoom_out_map

3/6 (Getty Images)

A criação do Yahoo! começou em 1994, como hobby dos estudantes David Filo e Jerry Yang, candidatos a PhD na Universidade de Stanford. O portal foi desenvolvido dentro do próprio Campus, e foi ao ar em 1995 com o nome “Jerry’s Guide to the World Wide Web”. Era um espécie de diretório com links para outros sites, organizados em hierarquia e pastas. Pouco tempo depois, o site recebeu uma nova nomenclatura, passando a ser conhecido como “Yahoo” (ainda sem o ponto de exclamação), que significa “Yet Another Hierarchical Officious Oracle”. Filo e Yang, no entanto, insistem que a inspiração para o nome veio do povo Yahoo, citado por Jonathan Swift na obra As viagens de Gulliver. No livro, o termo descreve algo ou alguém repulsivo, de aparência simples e rude.

A exclamação A marca Yahoo já existia em outros segmentos, motivo que inviabilizava o seu uso para a nova empresa. A solução encontrada foi acrescentar a exclamação: Yahoo!

  1. BMW zoom_out_map

4/6 (Getty Images)

Fundada em 1916 pelos irmãos Karl Rapp e Gustav Otto como uma fábrica de motores de aviões em Munique, a BMW foi proibida de desenvolver aeronaves após a I Guerra Mundial. Por esse motivo, a marca passou a ser vista também em motocicletas. Mais tarde, os irmãos dedicaram-se à fabricação de automóveis. A origem da marca, no entanto, é até hoje vista em seu logotipo, que representa uma hélice de avião, nas cores azul e branco. O primeiro automóvel a ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. BMW é a abreviatura de Bayerische Motoren Werk (Fábrica de Motores da Bavária).

  1. Google zoom_out_map

5/6 (Getty Images)

Uma das marcas mais famosas do mundo, Google seria originalmente chamada de Googol caso uma falha de comunicação não mudasse os planos de seus criadores.

É que em 1996, quando os então estudantes da Universidade de Stanford Sergey Brin e Larry Page finalizaram um projeto e foram receber o pagamento, foram questionados sobre a ordem para a qual o cheque de 100 mil dólares deveria ser passado. Brin e Page disseram que estavam pensando no nome “Googol”, inventado por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, para designar o número representado por 1 seguido de 100 zeros. Por ignorância, porém, o empresário que faria o pagamento escreveu “Google”. Os estudantes gostaram. Uma referência à origem do nome ainda pode ser vista no rodapé do site, em que o marcador de páginas de resultados é representado por um “G” seguido de vários “o”.

  1. Pepsi zoom_out_map

6/6 (Getty Images)

Criada em 1893 pelo americano Caleb Bradham, farmacêutico da Carolina do Norte, a Pepsi originalmente chamava-se Brad’s Drink, em referência ao nome de seu criador.

A invenção começou sendo vendida como xarope: além de ser revigorante, ajudava na digestão. Foi só em 1898 que Bradham passou a comercializá-lo como bebida, com o nome de Pepsi-Cola.

O nome veio dos seus principais ingredientes, pepsina e nozes de cola. A marca, no entanto, só foi regristrada em 1902. Até 1940, o logotipo da marca possuía somente a cor vermelha e era muito semelhante ao de sua maior rival, a Coca-Cola. Em 1950, a marca ganhou também a cor azul, e em 1962, perdeu a palavra “Cola”, ficando então conhecida somente por Pepsi.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo